quinta-feira, 19 de junho de 2008

Shopping dos Camelôs comemora 16 anos

Por Vanessa Colombo Nórdio


Com aproximadamente 63 salas, entre alugadas e associadas, o Shopping dos Camelôs de Criciúma comemora, no dia 13 de julho, 16 anos.

Presidente do Shopping há um ano e meio, José Bento Caetano diz que até o ano de 1992 o Shopping estava localizado em frente ao Colégio Lapagesse, no centro de Criciúma. “É por isso que aquela calçada é maior”, ressalta.

O Shopping, composto por salas doadas pela prefeitura do município, é responsável pelo emprego direto de, aproximadamente, 48 famílias. “Isso sem contar os empregos indiretos que gera”, afirma o presidente.

José ainda ressalta que sem a preocupação com pagamento de aluguel, os responsáveis pelas lojas podem investir mais em coisas novas para proporcionar o entretenimento dos visitantes. “O parque para crianças é um exemplo”, diz.

Afasc movimenta economia do município com produtos artesanais

Por Vanessa Colombo Nórdio

A Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma, Afasc, comercializa produtos feitos pelos clubes de mães do município. Com lojas na Praça Nereu Ramos e na antiga prefeitura, o dinheiro da venda dos produtos é das mães que o produzirem. “Cada mãe vem aqui, traz os produtos que fizeram, e o dinheiro das vendas é inteiramente delas”, afirma a secretária Sirlene Dal Pont de Costa.

De acordo com a secretária, atualmente a Afasc é constituída por 1270 clubes de mães do município, o que representa em torno de 2800 mães.

Para Sirlene, o trabalho da Afasc é mais uma forma de movimentar o comércio e, conseqüentemente, a economia do município porque as mães, geralmente, compram mais materiais com o dinheiro que provém das vendas. “Hoje paguei a uma mãe R$ 80 e, daqui, ela iria comprar lã para fazer seus trabalhos. É uma forma de fazer o comércio girar”, ressalta a secretária.